Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Plutão começa a mostrar a cara

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/05/2015

Plutão começa a mostrar a cara
Com a aproximação, Plutão aparece 50% maior na imagem.
[Imagem: NASA]

Faces de Plutão

A sonda espacial New Horizons ainda está a mais de 70 milhões de quilômetros de Plutão, mas suas imagens mostram que esse estranho mundo novo é mais interessante do que se esperava.

A grande novidade é que Plutão parece ter dois hemisférios com diferenças marcantes, como ocorre com Marte.

"Estas novas imagens nos mostram que as faces de Plutão são distintas, o que pode ser [devido a] características geológicas superficiais muito complexas ou variações de composição da superfície de um lugar para outro," disse Alan Stern, cientista-chefe da missão.

"Essas imagens também continuam a dar suporte à hipótese de que Plutão tem uma calota polar cuja extensão varia com a longitude; nós poderemos fazer uma determinação definitiva do brilho do gelo da região polar quando obtivermos uma espectroscopia composicional da região em julho," acrescentou.

Plutão começa a mostrar a cara
Devido à técnica utilizada, os detalhes menores vistos na imagem terão que ser confirmados.
[Imagem: NASA]

Deconvolução

A imagem original foi tratada por uma técnica chamada deconvolução, um processo para quebrar algo em seus elementos constituintes para dar maior clareza.

Contudo, essa técnica pode adicionar falsos detalhes, de forma que os menores detalhes da foto precisarão ser confirmados por fotos mais próximas, que chegarão nos próximos dias.

A "imagem definitiva" de Plutão deverá ser capturada em 14 de Julho, quando a sonda fará um rasante pelo planeta anão, capturando fotos com resolução 5.000 vezes melhor do que esta.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Sondas Espaciais
  • Exploração Espacial
  • Software e Programação

Mais tópicos