Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Pigmento azul reflete calor do Sol

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/06/2012

Pigmento azul reflete calor do Sol
A estrutura cristalina "bipiramidal trigonal" dá ao pimento azul a capacidade para refletir até 40% da radiação infravermelha que incide sobre ele.
[Imagem: Oregon State University]

Pigmento azul

Em 2009, um grupo de pesquisadores da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, pôs fim a uma busca milenar.

Eles descobriram, por acaso, pigmentos inorgânicos de uma cor azul muito forte, e muito estáveis.

A descoberta foi comemorada porque todos os pigmentos azuis até então disponíveis eram problemáticos: o azul cobalto pode ser carcinogênico, o azul da Prússia libera o venenoso cianeto, e outros pigmentos azuis não se dão com o calor ou com os ambientes ácidos.

Refletir o calor

Agora, não mais por acaso, o mesmo grupo descobriu que seus compostos de manganês têm uma outra característica inusitada: eles são capazes de refletir o calor.

"Quanto mais estudamos o material, mais interessante ele se torna," comemora Mas Subramanian, um dos descobridores do novo material.

"Já sabíamos que ele é mais durável, mais seguro e muito mais fácil de fabricar. Agora ele se tornou um novo candidato para a eficiência energética," completa o pesquisador.

O pigmento tem uma refletividade ao infravermelho de cerca de 40% - a radiação no infravermelho é a responsável pela maior parte do calor que sentimos ao Sol.

Eficiência energética

Os pesquisadores descobriram que o novo pigmento azul possui uma estrutura cristalina muito incomum - chamada coordenação bipiramidal trigonal -, que faz com que suas moléculas se alterem quando expostas ao calor.

A proposta é usar o pigmento na composição de tintas para recobrir a superfície ou o telhado de casas e edifícios, que absorveriam menos calor, economizando energia com os sistemas de ar-condicionado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tintas
  • Tecidos
  • Indústria Química
  • Edifícios Inteligentes

Mais tópicos