Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Papel de silício melhora baterias de lítio em 10 vezes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/02/2015

Papel de silício melhora baterias de lítio em 10 vezes
Os primeiros testes revelaram que o papel de silício pode aumentar a energia específica das baterias de lítio em até 10 vezes.
[Imagem: Zachary Favors et al. - 10.1038/srep08246]

Papel de silício

Parece um papel, mas, em vez de celulose e caulim, o novo material é composto por nanofibras de silício.

E sua estrutura e porosidade o tornam perfeito para ser usado como membrana no interior das baterias de lítio.

Os primeiros testes revelaram que o papel de silício pode aumentar a energia específica - a quantidade de energia liberada por unidade de peso da bateria - das baterias de lítio em até 10 vezes.

Os polos negativos das baterias de lítio (anodo) são fabricados usando uma folha de cobre recoberta por uma mistura de grafite - um material condutor -, mantida no lugar por um ligante de polímero.

Como o desempenho do grafite já está no limite, os engenheiros têm tentado usar outros materiais, como o lítio-silício, para fazer baterias melhores, uma vez que a capacidade específica do silício é 10 vezes superior à do grafite.

O desafio é montar o material de forma que ele possa ser incorporado nas baterias atuais sem perder suas características.

Papel de silício melhora baterias de lítio em 10 vezes
Esquema do processo de fabricação do papel de silício.
[Imagem: Zachary Favors et al. - 10.1038/srep08246]

Nanossilício

Zachary Favors e seus colegas da Universidade da Califórnia obtiveram sucesso usando uma técnica chamada tecelagem eletrostática (electrospinning).

Uma tensão de 20.000 volts é aplicada entre um aparato de coleta e um bico que emite uma solução composta de ortossilicato tetraetila (TEOS), um composto químico largamente usado pela indústria eletrônica. As nanofibras são então expostas a um vapor de magnésio para produzir o papel de silício, uma trama porosa formada pelas nanofibras.

Segundo os pesquisadores, o papel de nanossilício é "sintetizado via redução magnesiotérmica das nanofibras de SiO2 [óxido de silício] eletrotecidas por uma polimerização de ortossilicato tetraetila por catálise ácida".

O desafio agora é adaptar a técnica para que possa ser possível produzir o papel de silício em escala maior e de forma contínua.

Bibliografia:

Artigo: Towards Scalable Binderless Electrodes: Carbon Coated Silicon Nanofiber Paper via Mg Reduction of Electrospun SiO2 Nanofibers
Autores: Zachary Favors, Hamed Hosseini Bay, Zafer Mutlu, Kazi Ahmed, Robert Ionescu, Rachel Ye, Mihrimah Ozkan, Cengiz S. Ozkan
Revista: Nature Scientific Reports
Vol.: 5, Article number: 8246
DOI: 10.1038/srep08246
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Semicondutores
  • Tecidos
  • Veículos Híbridos e Elétricos

Mais tópicos