Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Ondas de gravidade sônicas podem barrar tsunamis

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/01/2017

Ondas de gravidade sônicas podem barrar tsunamis
A ideia é colocar estações de detecção e de atenuação das tsunamis nas regiões mais propensas ao fenômeno.
[Imagem: Usama Kadri - 10.1016/j.heliyon.2017.e00234]

Ondas de gravidade sônicas

Pode haver uma defesa contra o efeito devastador das tsunamis, sejam elas geradas por terremotos submarinos, deslizamentos de terra ou outros eventos geológicos violentos.

Quem está propondo o mecanismo antitsunamis é o professor Usama Kadri, da Universidade de Cardiff, no Reino Unido.

Segundo Kadri, as tsunamis podem ser enfrentadas usando ondas acústico-gravitacionais - ou ondas de gravidade sônicas - uma espécie de onda sonora que ocorre naturalmente nas profundezas dos oceanos, movimentando-se à velocidade do som vários quilômetros sob a superfície.

Essas ondas de gravidade acústicas podem deslizar por dezenas ou mesmo centenas de quilômetros, e acredita-se que certas formas de vida, como o plâncton, que são incapazes de nadar contra uma corrente, dependam dessas ondas de gravidade para ajudar no seu movimento, aumentando sua capacidade de encontrar comida.

Mecanismo antitsunami

O professor Kadri calculou matematicamente como devem ser as tecnologias necessárias para gerar ondas de gravidade "de defesa", que serão disparadas em direção ao oceano quando houver um alerta de tsunami.

Se parece uma ideia muito mirabolante, é bom não esquecer que foram os matemáticos que idealizaram os mantos de invisibilidade contra terremotos, ou camuflagens sísmicas, que já estão em estágio avançado de testes práticos, e com bons resultados.

De fato, já existem propostas de um manto da invisibilidade contra ondas do mar usando os mesmos metamateriais.

Ondas de gravidade sônicas podem barrar tsunamis
Sistemas de detecção de tsunamis já em operação.
[Imagem: Usama Kadri - 10.1016/j.heliyon.2017.e00234]

Desafios e prova de conceito

Contando a favor de sua proposta, Kadri já demonstrou que as ondas de gravidade sônicas podem ser utilizadas em um sistema de alerta de tsunamis colocando sensores profundos no oceano ao longo da costa.

Mas, para um sistema de mitigação de tsunamis, ele afirma que será necessário projetar moduladores e transmissores que possam gerar as ondas nas frequências adequadas, o que não é um desafio pequeno.

"Na prática, gerar as ondas de gravidade sônicas adequadas apresenta sérios desafios devido à alta energia necessária para uma interação efetiva com uma tsunami. No entanto, este estudo fornece uma prova de conceito de que tsunamis devastadoras poderiam ser atenuados pelo uso de ondas de gravidade acústicas para redistribuir as enormes quantidades de energia armazenadas dentro da onda, potencialmente salvando vidas e bilhões em danos," disse Kadri.

Bibliografia:

Artigo: Tsunami mitigation by resonant triad interaction with acoustic-gravity waves.
Autores: Usama Kadri
Revista: Heliyon
Vol.: 3, e00234
DOI: 10.1016/j.heliyon.2017.e00234
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Monitoramento Ambiental
  • Exploração Marítima
  • Metamateriais

Mais tópicos