Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Nova tecnologia torna baterias de lítio muito mais duradouras

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/09/2023

Nova tecnologia torna baterias de lítio muito mais duradouras
Já se sabia que esses metais de transição adicionais eram interessantes, mas ninguém havia conseguido tirar proveito deles até agora.
[Imagem: Dong Luo et al. - 10.1038/s41560-023-01289-6]

Baterias de lítio que duram mais

Um avanço fundamental na tecnologia das baterias - carentes de inovações mais substanciais há muito tempo - deverá ter implicações profundas para o nosso futuro energético, sobretudo para a eletrificação dos transportes.

Dong Luo e colegas da Universidade Cidade de Hong Kong virtualmente resolveram o problema da queda de tensão que ocorre a cada ciclo das baterias de lítio, e que inevitavelmente acaba inutilizando-as, exigindo sua troca - lembrando que a reciclagem das baterias de lítio ainda é um problema a ser resolvido.

A inovação consiste na estabilização da estrutura, em forma de favo de mel, dentro do material catódico, que compõe o eletrodo negativo, resultando em baterias mais duradouras e mais eficientes. Isso envolveu o uso de óxidos em camadas ricas em lítio e manganês, uma classe promissora de materiais já longamente pesquisada, devido à sua alta capacidade e baixo custo, mas que não chegaram às baterias reais porque apresentavam uma queda de tensão com o uso.

Ao incorporar íons desses metais de transição adicionais no material do cátodo, a equipe reforçou a estrutura de favo de mel, resultando em uma queda de tensão insignificante de apenas 0,02 mV por ciclo de uso e recarregamento.

Através de medições em escala atômica, a equipe descobriu que os íons metálicos de transição intercamadas atuam como uma "tampa", acima ou abaixo da estrutura do favo de mel, evitando a migração dos cátions e mantendo a estabilidade do material. A estrutura permaneceu intacta mesmo em altas tensões de corte e durante todo o ciclo, garantindo a integridade estrutural das baterias.

"Nosso trabalho resolveu o problema de queda de tensão no cátodo LMR [rico em lítio e manganês], com uma capacidade quase duas vezes maior do que os materiais catódicos amplamente utilizados, abrindo caminho para soluções de armazenamento de energia mais poderosas e sustentáveis," disse o professor Qi Liu, coordenador da equipe.

A próxima etapa envolve ampliar o processo de fabricação, saindo da escala de laboratório para a produção de baterias em escala industrial.

Bibliografia:

Artigo: A Li-rich layered oxide cathode with negligible voltage decay
Autores: Dong Luo, He Zhu, Yi Xia, Zijia Yin, Yan Qin, Tianyi Li, Qinghua Zhang, Lin Gu, Yong Peng, Junwei Zhang, Kamila M. Wiaderek, Yalan Huang, Tingting Yang, Yu Tang, Si Lan, Yang Ren, Wenquan Lu, Christopher M. Wolverton, Qi Liu
Revista: Nature Energy
DOI: 10.1038/s41560-023-01289-6
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Metais e Ligas
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Células a Combustível

Mais tópicos