Plantão

NASA coletará amostra de asteroide que pode atingir a Terra

Com informações da Agência Brasil - 02/08/2016

NASA coletará amostra de asteroide que pode atingir a Terra
Visualização artística do estudo à distância de toda a superfície do asteroide Bennu.
[Imagem: NASA]

Asteroide Bennu

Descoberto em 1999, o asteroide 101955 Bennu tem aproximadamente 500 metros de diâmetro e orbita o Sol a uma velocidade de 100 mil quilômetros por hora.

Infelizmente, a órbita do asteroide coincide com a do planeta Terra a cada 6 anos, o que significa que ele pode, um dia, colidir conosco.

"A aproximação [do asteroide com a terra] no ano 2135 ajustará a órbita de Bennu, potencialmente colocando-o em curso de colisão com a terra naquele século," diz Dante Lauretta, professor de Ciência Planetária na Universidade de Arizona.

Por enquanto, não há nenhuma razão de pânico. O Bennu tem apenas uma chance em 2.700 de colidir com a terra entre 2175 e 2196.

Capturar amostra de asteroide

Para se preparar melhor para este evento potencialmente apocalíptico, a NASA enviará a sonda espacial Osiris-Rex para coletar uma amostra do asteroide.

"[A missão] é a chave para a nossa busca por produtos orgânicos no Bennu", disse Lauretta. Mas a missão é mais do que tentar evitar o Armagedon. De acordo com Lauretta, a missão Osiris-Rex poderia ajudar a humanidade a compreender melhor suas próprias origens.

"Acreditamos que Bennu seja uma cápsula do tempo desde os primórdios de nosso Sistema Solar," disse Lauretta. "Assim, a amostra pode potencialmente conter respostas para uma das perguntas fundamentais que os seres humanos fazem: De onde viemos, qual a nossa origem?".