Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Nanofabricação: Refazendo a matéria átomo por átomo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/08/2016

Nanofabricação: Refazendo a matéria átomo por átomo
À esquerda, a estrutura construída átomo por átomo. À direita, a simulação computadorizada que guia o processo de construção.
[Imagem: ORNL]

Matéria controlada

Em busca de uma nanotecnologia que impacte as big tecnologias em dimensões humanas, as técnicas de manufatura aditiva - ou impressão 3D - estão cada vez melhores e mais precisas.

Enquanto a marca da IBM escrita com átomos fez história há quase 30 anos, agora os átomos já podem ser posicionados em três dimensões, criando potencialmente qualquer estrutura.

O trabalho ainda é lento e não serviria como um processo industrial - tudo ainda é feito com um microscópio -, mas demonstra que a nanofabricação está cada vez mais perto. A equipe chama o resultado de "matéria controlada".

"Ser capaz de montar a matéria átomo por átomo em 3D irá permitir projetar materiais que são mais fortes e mais leves, mais robustos em ambientes extremos e criar soluções econômicas para energia, química e informática," disse Olga Ovchinnikova, do Laboratório Nacional Oak Ridge, nos EUA.

Nanofabricação

Fundamentalmente, a matéria construída de baixo para cima elimina a necessidade de remover material indesejado, como se faz hoje pela usinagem, na indústria metalmecânica, ou pela litografia, na indústria eletrônica. Estes processos têm-nos servido muito bem, mas uma próxima geração de materiais requer uma nova abordagem - esse é o conceito de nanofabricação.

"É realmente difícil predizer onde isto vai parar e como esta tecnologia poderá mudar nossas vidas, mas nós pretendemos descobrir," disse Ovchinnikova.

Bibliografia:

Artigo: Directing Matter: Toward Atomic-Scale 3D Nanofabrication
Autores: Stephen Jesse, Albina Y. Borisevich, Jason D. Fowlkes, Andrew R. Lupini, Philip D. Rack, Raymond R. Unocic, Bobby G. Sumpter, Sergei V. Kalinin, Alex Belianinov, Olga S. Ovchinnikova
Revista: ACS Nano
Vol.: 10 (6), pp 5600-5618
DOI: 10.1021/acsnano.6b02489
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Miniaturização
  • Micro e Nano Robôs
  • Microscópios
  • Impressão 3D

Mais tópicos