Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Microsoft tenta recuperar terreno com tablet e novo Windows

Com informações da BBC - 26/10/2012

Microsoft tenta recuperar terreno com tablet e novo Windows
O Surface possui uma capa que é um fino teclado, facilitando a digitação.
[Imagem: Microsoft]

Hardware Microsoft

A empresa norte-americana Microsoft está apostando em novos lançamentos para recuperar o terreno perdido, após uma década em que foi ofuscada por gigantes tecnológicas como Apple e Google.

A empresa está lançando a versão 8 do Windows, mas está apostando também na área do hardware, com o tablet Surface.

E o presidente da empresa, Steve Ballmer, disse que a empresa continuará a investir em hardware "para criar novos padrões".

Até o momento, a Microsoft havia focado seus esforços em softwares, sendo o videogame Xbox e o console Kinect vistos como exceções, ao lado dos mouses e outros acessórios.

Declínio dos PCs

Trata-se de uma aposta em um momento em que o mercado de PCs está em declínio pela primeira vez desde 2001 (segundo dados da empresa de pesquisas IHS iSuppli).

A queda é de apenas 1%, aponta a Associated Press, mas indica uma tendência de queda que pode afetar um mercado muito importante para a Microsoft.

No último dia 18, a empresa anunciou que sua receita líquida no primeiro trimestre do ano fiscal (terminado em 30 de setembro) caiu de US$ 5,74 bilhões em 2011 para US$ 4,47 bilhões, e um dos motivos que parecem estar por trás disso é a queda global nas vendas de PCs.

Analistas afirmam que o tablet da Microsoft chega atrasado a um mercado já dominado por produtos como iPad, Android e Kindle.

Surface e Windows 8

O Surface possui uma capa que é um fino teclado que pode ser conectado ao tablet.

Como esperado, o aparelho roda Windows 8, lançado nesta quinta-feira.

O Windows 8, por sua vez, é uma atualização radical do sistema operacional que é o principal produto da Microsoft.

A maior novidade é uma interface por toque, com "trilhas" que funcionam como botões para abrir aplicativos e mostrar suas atualizações (e-mails recebidos, notícias recentes, posts em redes sociais etc).

O Windows 8 também é visto como um marco da empresa, descrito por alguns observadores desse mercado como um dos passos mais significativos da Microsoft desde o lançamento do Windows 95, quando o mecanismo das janelas passou de um utilitário para o antigo DOS e passou a ser um sistema operacional completo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computadores
  • Software e Programação
  • Processadores
  • Interfaces

Mais tópicos