Mecânica

Criada uma liga metálica que flutua na água

Metal que flutua na água
Essa liga metálica híbrida tem uma densidade de apenas 0,92 grama por centímetro cúbico, mas com ótima resistência estrutural. [Imagem: NYU Polytechnic School of Engineering]

Metal que flutua na água

Uma nova matriz metálica é tão leve que flutua na água, mesmo na forma de uma chapa inteiramente plana.

Barcos feitos com esse material compósito não afundariam mesmo se sofressem danos estruturais graves.

O compósito é formado por uma liga de magnésio reforçada com partículas ocas de carbeto de silício, que dá ao material a resistência necessária para lidar com aplicações práticas.

Essa liga metálica híbrida tem uma densidade de apenas 0,92 grama por centímetro cúbico (g/cc). Como a água tem uma densidade de 1,0 g/cc, o material flutua naturalmente.

"A capacidade dos metais para resistir a elevadas temperaturas pode ser uma vantagem gigantesca para esses compósitos em peças de motores e em exaustão, sem contar as peças estruturais," disse Nikhil Gupta, da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A resistência estrutural é dada pela esferas ocas de carbeto de silício, que ajudam também a resistir a impactos, absorvendo a energia durante o estresse.

"O compósito pode ser configurado para a densidade e outras propriedades adicionando mais ou menos camadas na matriz metálica para satisfazer as exigências da aplicação. Este conceito também pode ser utilizado com outras ligas de magnésio, que são não-inflamáveis," escreveu a equipe.

Bibliografia:

Dynamic Properties of Silicon Carbide Hollow Particle Filled Magnesium Alloy (AZ91D) Matrix Syntactic Foams
Harish Anantharaman, Vasanth Chakravarthy Shunmugasamy, Oliver M. Strbik III, Nikhil Gupta, Kyu Cho
International Journal of Impact Engineering
Vol.: In Press
DOI: 10.1016/j.ijimpeng.2015.04.008




Outras notícias sobre:

Mais Temas