Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Metade dos metais extraídos da Terra está sem uso

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/04/2016

Metade dos metais extraídos da Terra está sem uso
O pesquisador reconhece que, na maioria dos casos, a retirada do material não é simples.
[Imagem: Universidade de Linkoping]

Mundo dos desconectados

Você sabia que apenas metade de alguns dos principais metais extraídos das minas de todo o mundo são realmente utilizados?

Isto pode até parecer estranho, mas estranho mesmo é o destino desses metais não utilizados.

A maioria do desperdício está no "mundo dos desconectados", de acordo com Bjorn Wallsten, da Universidade Linkoping, na Suécia.

Wallsten estudou detalhadamente a infraestrutura de duas cidades suecas - Norrkoping (135.000 habitantes) e Linkoping (150.000 habitantes) - e descobriu milhares de quilômetros de fios, cabos e dutos metálicos que estão simplesmente desconectados das suas respectivas redes, sem nenhuma serventia.

São principalmente ferro, cobre e alumínio na forma de trilhos, dutos de gás, cabos elétricos de alta tensão, fiação de baixa tensão e antigas redes telefônicas, entre várias outras possibilidades - todos já sem uso, mas que não são retirados para reciclagem.

Mineração urbana

O pesquisador reconhece que, na maioria dos casos, a retirada do material não é simples, pode interferir com a operação normal da infraestrutura elétrica, de água e de gás e de telecomunicações, e, em alguns casos, é até mesmo difícil apontar a responsabilidade pela "mineração urbana".

Mas ele aponta que, a exemplo da mineração tradicional, onde as minas são instaladas nas reservas de maior concentração de cada metal, é possível começar a reminerar áreas onde há mais metais, como antigas zonas industriais e prédios sem utilização.

Além disso, é desejável sincronizar qualquer manutenção nas redes com a retirada dos metais não utilizados.

Infelizmente, calcula Wallsten, com os atuais baixos preços dos metais, nenhuma dessas opções seria diretamente rentável. Para preservar os recursos minerais primários - aqueles que estão nas minas - ele recomenda que a legislação imponha a obrigatoriedade da recoleta dos metais pelas empresas responsáveis pelas respectivas redes.

Bibliografia:

Artigo: The Urk World - Hibernating Infrastructures & the Quest for Urban Mining
Autores: Bjorn Wallsten
Link: http://liu.diva-portal.org/smash/get/diva2:872787/FULLTEXT02.pdf
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Mineração
  • Metais e Ligas
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos