Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/12/2019
Lentes de contato eletrônicas
As lentes de contato robóticas têm prometido verdadeiros superpoderes aos seres humanos, de visão de raios laser até um zoom telescópico embutido no olho.
Essa tecnologia, ainda em estágio de desenvolvimento, recebeu agora um impulso enorme: uma fonte de energia recarregável sem fios, ou seja, todo o equipamento instalado na lente de contato pode ser abastecido e continuar funcionando sem sequer ser retirado do olho do usuário.
Em vez de uma bateria tradicional, Jihun Park e colegas da Universidade Yonsei, na Coreia do Sul, usaram um supercapacitor que pode ser fabricado por impressão, viabilizando sua colocação na lente de contato.
Além do supercapacitor recarregável, o protótipo conta com uma antena e um LED vermelho, tudo funcionando sem obscurecer a visão do usuário. Parece ficção científica, mas o dispositivo já foi testado por um voluntário e funcionou perfeitamente.
Supercapacitor recarregável
O supercapacitor é feito de eletrodos de carbono e um eletrólito de polímero de estado sólido. Cada material é disperso em um solvente e impresso como camadas separadas na lente. Uma técnica de alta precisão, chamada escrita direta por tinta em microescala, permite que o supercapacitor seja impresso fora da área que cobre a pupila do usuário, o que significa que o dispositivo não interfere na visão.
A unidade flexível de transferência de energia sem fio - compreendendo um circuito retificador ultrafino e uma antena feita de nanofibras e nanofios de prata - permite que a lente de contato seja recarregada a uma distância de cerca de 1 cm de uma bobina transmissora.
A lente de contato recarregável foi testada em coelhos vivos e finalmente em um humano - durante os 10 minutos de teste, nenhum dano foi detectado no olho do voluntário.