Plantão

Lançamento do Endeavour só ocorrerá a partir de 10 de Maio

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/05/2011

Lançamento do Endeavour só ocorrerá a partir de 10 de Maio
Técnicos trabalham na parte traseira interna do ônibus espacial Endeavour, no conserto da caixa de potência que apresentou defeito.

Aquecedores sem energia

A NASA anunciou que o lançamento do ônibus espacial Endeavour rumo à Estação Espacial Internacional não ocorrerá antes de terça-feira, 10 de Maio.

No domingo a agência espacial previa a possibilidade um lançamento no dia 8 de Maio, depois que os técnicos descobriram a provável causa do não funcionamento dos aquecedores destinados a manter o combustível do ônibus espacial em estado líquido quando em órbita.

O defeito provocou o adiamento do lançamento, inicialmente previsto para o dia 29 do mês passado.

Segundo as novas previsões, o Endeavour poderá ser lançado no dia 10 de Maio caso os técnicos completem dentro do prazo previsto as tarefas para substituir a Unidade de Controle de Carga ALCA-2 (Aft Load Control Assembly 2), que fica localizada na parte traseira do ônibus espacial.

Os responsáveis pela missão voltarão a reunir-se na próxima sexta-feira (6) para rever a data de lançamento, depois da substituição e dos testes do novo equipamento.

Simulação de lançamento

A tripulação do voo STS-134 retornou para Houston, onde permanecerá em quarentena, enquanto os astronautas ajustam a sua rotina diária à nova hora de lançamento.

A tripulação realizará uma simulação de lançamento e aterragem no Centro Espacial Johnson da NASA, antes de regressar à Florida para a nova tentativa de lançamento.

O objetivo principal da missão STS-134, a última do ônibus espacial Endeavour, é levar ao espaço o Espectrômetro Magnético Alfa - ou AMS (Alpha Magnetic Spectrometer) - um super observatório que vai tentar descobrir se a antimatéria e a matéria escura se escondem perto da Terra.