Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Ajude a inteligência artificial a projetar seu próprio rosto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/06/2023

Jogo ensina inteligência artificial a projetar seu próprio rosto
O experimento online O Jogo do Rosto visa ajudar a entender e moldar o futuro da interação com a IA. Há versões para computador e celular, não sendo necessário baixar aplicativo.
[Imagem: MPI for Human Development]

A cara da inteligência artificial

Embora alguns especialistas já se preocupem se a inteligência artificial poderá projetar seus próprios corpos robóticos, ao menos o projeto de sua própria aparência virtual já está na agenda de algumas equipes.

A IA já cria personagens inexistentes na vida real e falsifica a atuação de pessoas reais, mas Iyad Rahwan e colegas do Instituto Max Plank Para o Desenvolvimento Humano, na Alemanha, querem que as máquinas projetem sua própria aparência no mundo virtual.

Para isso, a equipe criou um Jogo da Face (ou Jogo do Rosto), em que o programa de inteligência artificial sugerirá aparências virtuais para ele próprio e as pessoas reais que estiverem interagindo com o robô dirão se gostam ou não daquela aparência.

"À medida que encontramos cada vez mais replicantes de IA com rostos autogerados, precisamos entender o que eles aprendem ao nos observar jogando o Jogo do Rosto e garantir que mantenhamos o controle sobre como interagimos com essas entidades digitais," justifica Rahwan.

Para que a IA dê a si mesma uma face que melhor atinja seus objetivos ao interagir com um humano específico, ela precisa observar muitos humanos jogando esse jogo entre si. Por isso, o jogo é totalmente interativo, e os próprios participantes começarão postando seus avatares - eles também ouvirão a opinião do robô sobre seus avatares.

"Isso significa que enfrentamos desafios logísticos porque precisamos de muitas pessoas para participar do experimento, idealmente de todo o mundo - não queremos que nosso resultado seja focado apenas em rostos europeus, por exemplo," disse Jean-François Bonnefon, da Escola de Economia de Toulouse, na França, que também participa do projeto.

O Jogo do Rosto

Assim que os participantes entram no jogo eles podem começar a marcar as fotos de perfil de outros jogadores como "Equipe" ou "Individual", obtendo feedback imediato sobre a precisão de suas previsões.

Além disso, assim que carregam suas fotos de perfil, os participantes passam a receber estatísticas atualizadas regularmente sobre como outros jogadores reagiram a elas - é possível experimentar diferentes fotos de perfil para ver quais são classificadas mais como "Equipe" ou mais como "Individual".

Por fim, os participantes encontrarão "replicantes", jogadores não humanos cujos rostos foram gerados por modelos de IA de última geração, que estarão monitorando continuamente como os participantes humanos jogam.

Este projeto vem da mesma equipe de pesquisadores que desenvolveu a Máquina Moral, um grande experimento online que se tornou viral em 2016, explorando os dilemas éticos enfrentados por veículos autônomos, destacando princípios universais e diferenças interculturais em como as pessoas querem que a IA se comporte.

Quem quiser participar poderá encontrar o Jogo da Face no endereço https://the-face-game.net.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inteligência Artificial
  • Software e Programação
  • Robôs
  • Biomecatrônica

Mais tópicos