Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

INPE terá capacidade para testar satélites de grande porte

Com informações do MCTI - 15/05/2015

INPE terá capacidade para testar satélites de grande porte
Principal demanda é o desenvolvimento dos futuros satélites do programa Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações.
[Imagem: Divulgação/AEB]

O Laboratório de Integração e Testes (LIT) de satélites do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) será expandido em cerca da metade de sua área útil atual.

A ampliação do laboratório permitirá a integração e testes de satélites com até seis toneladas e sete metros de altura, como os satélites geoestacionários meteorológicos ou de telecomunicações e satélites radar.

A principal demanda é o desenvolvimento dos futuros satélites do programa Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC).

Os atuais 22 mil metros quadrados (m2) de instalações ganharão outros 14 mil m2, por meio de projeto apoiado pela Fundação de Ciências, Aplicações e Tecnologias Espaciais (Funcate) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Atualmente, a capacidade do LIT é limitada a satélites de até duas toneladas e quatro metros de altura, a exemplo dos equipamentos da família CBers, desenvolvidos pelo Brasil em cooperação com a China.

Concluída a ampliação, o laboratório do Inpe poderá integrar e testar até quatro satélites de diferentes classes.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Satélites Artificiais
  • Exploração Espacial
  • Robôs Espaciais
  • Aviões

Mais tópicos