Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Incidência de raios prevista com 24 horas de antecedência

Com informações da Agência Brasil - 04/09/2015


Previsão da queda de raios

Um serviço inédito de previsão da ocorrência de raios foi lançado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O sistema permite prever a incidência de descargas atmosféricas com 24 horas de antecedência.

A partir do próximo verão, as informações do sistema estarão disponíveis para os veículos de comunicação, como já ocorre com a previsão do tempo.

O sistema foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de físicos, matemáticos, geógrafos, engenheiros e técnicos de computação do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) da instituição.

A previsão da ocorrência de raios funciona a partir de programas de computador que medem dados que indicam o comportamento atmosférico. "É um processo parecido com o da previsão do tempo. Nesse caso, identificamos as variáveis que influenciam a formação dos raios," acrescentou.

Para saber onde ocorrerão raios, o sistema compara informações da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas sobre vento, temperatura, umidade e concentração de gelo em diferentes alturas na atmosfera, dentro das nuvens e no solo.

Campeão mundial de raios

"Hoje temos cerca de 120 mortes por ano e 500 pessoas feridas, ou seja, 620 pessoas são atingidas por ano no Brasil. A proposta é que a divulgação da previsão permita que as pessoas se organizem para evitar acidentes," disse coordenador do ELAT, Osmar Pinto Júnior.

O Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo.

"São entre 50 e 60 milhões de descargas por ano, com maior volume no verão", disse Osmar. Segundo ele, todas as regiões do país têm áreas com alta incidência de raios, como a parte oeste dos estados da Região Sul e a área da Grande São Paulo, no Sudeste, e o estado do Piauí, no Nordeste.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Supercomputadores
  • Simuladores

Mais tópicos