Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Objetos com cafeína: Impressão 3D usa borra de café como matéria-prima

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/09/2023

Impressão 3D com café: Transformando a borra usada em objetos 3D com cafeína
Impressora 3D modificada fabrica vasos de flores e outros objetos usando borra de café usada.
[Imagem: Michael Rivera]

Objetos criados com borra de café

Além de mantê-lo acordado enquanto sua impressora 3D constrói seu último projeto, o café poderá ajudá-lo a evitar os desperdícios de materiais típicos dessa tecnologia.

A ideia é do professor Michael Rivera, da Universidade do Colorado, nos EUA, que propõe imprimir uma ampla variedade de objetos usando uma pasta feita inteiramente de borra de café velha, água e alguns outros ingredientes sustentáveis.

A equipe já experimentou usar borra de café para fazer bijuterias, vasos para plantas e até - bem apropriadamente - xícaras de café expresso que podem ser usadas de verdade.

"Fizemos objetos com muito uso," disse Rivera. "Nós os deixamos cair e mesmo assim eles não quebraram."

Embora até agora tenha sido demonstrada apenas nas impressoras estado da arte do laboratório, a equipe afirma que sua técnica é simples o suficiente para funcionar com poucas modificações na maioria das impressoras 3D de baixo custo disponíveis no comércio.

Impressão 3D com café: Transformando a borra usada em objetos 3D com cafeína
Os objetos fabricados com borra de café são totalmente biodegradáveis.
[Imagem: Michael Rivera]

Impressão 3D com borra de café

A maioria das impressoras 3D de consumo imprime com algum tipo de termoplástico. O mais comum é o ácido polilático, ou PLA. Este material é teoricamente compostável, mas pouquíssimas instalações de compostagem o aceitam.

"Se você jogá-lo em um aterro sanitário, que é onde vai parar a maior parte do PLA, levará até 1.000 anos para ele se decompor," disse Rivera.

A alternativa baseada em borra de café é simples: Misture borra de café seca com dois outros pós disponíveis comercialmente, a goma de celulose e a goma xantana. Ambos são aditivos comuns em alimentos e degradam-se facilmente em uma caixa de compostagem. Então adicione água até que o material atinja a consistência adequada.

A meleca resultante não pode ser injetada diretamente em uma impressora 3D comum, mas a equipe fez as adaptações necessárias, modificando a impressora com alguns tubos de plástico e uma seringa cheia de pasta de café.

Impressão 3D com café: Transformando a borra usada em objetos 3D com cafeína
Floreiras impressas em 3D a partir de borra de café usada.
[Imagem: Michael Rivera]

Descoberta de outros materiais

Infelizmente o projeto não é do tipo faça-você-mesmo, mas a equipe pretende chegar lá, com guias mais simples do que usaram em sua demonstração.

Mas as modificações valeram a pena porque os objetos criados pela equipe são surpreendentemente resistentes: Quando seco, o material de borra de café é tão resistente quanto concreto.

De qualquer forma, mesmo que a impressão com borra de café nunca se torne uma prática generalizada, a equipe vê seu projeto como um passo em direção à descoberta de outros tipos de materiais de impressão 3D sustentáveis, que possam no futuro substituir os plásticos.

Bibliografia:

Artigo: Designing a Sustainable Material for 3D Printing with Spent Coffee Grounds
Autores: Michael L. Rivera, S. Sandra Bae, Scott E. Hudson
Revista: Proceedings of the 2023 ACM Designing Interactive Systems Conference
DOI: 10.1145/3563657.3595983
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impressão 3D
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Polímeros

Mais tópicos