Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Híbrido de hidrogel e cristal líquido vai para dentro de você

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/01/2016

Híbrido de hidrogel e cristal líquido vai para dentro de você
Este é o material híbrido de hidrogel e cristal líquido em seu estado seco - ele pode absorver água conforme a necessidade.
[Imagem: Patrick Mather]

Biocompatibilidade controlada

Pesquisadores, em particular os da área médica, têm buscado há tempos uma maneira de combinar as propriedades dos cristais líquidos com as propriedades dos hidrogéis.

Os cristais líquidos têm como característica a fluidez do líquido combinada com a ordem de um cristal, de forma que eles podem ser orientados para ter uma estrutura definida sob demanda - para mostrar a imagem de uma tela, por exemplo.

Para aplicações biomédicas, contudo, pesa o fato de que eles não gostam de água, o que vem impedindo o aproveitamento de sua versatilidade para uso no interior do corpo humano.

Já os hidrogéis são bem afeitos à água, mas lhes falta a capacidade de organização em formas específicas.

Híbrido de hidrogel e cristal líquido

Agora, Amir Torbati e Patrick Mather, da Universidade de Siracusa, nos EUA, conseguiram finalmente combinar as propriedades dos cristais líquidos com os hidrogéis nas proporções certas para criar um novo material configurável e com as mesmas propriedades mecânicas dos tecidos moles do corpo.

"É uma questão de equilíbrio para não ter um excesso de grupos que gostam de água no polímero, balanceando-os com os outros compostos químicos no polímero que geram a estruturação," disse Mather.

O novo material é hidrofílico e tem uma estrutura perfeita para a criação, por exemplo, de vasos sanguíneos artificiais, que provavelmente não seriam vistos como um corpo estranho pelo organismo.

Biomédica e autoconserto

Segundo a dupla, a disponibilidade desse hidrogel líquido-cristalino deverá auxiliar no trabalho de inúmeras equipes que buscam interação no interior do corpo humano de forma controlada e precisa, para criar órgãos artificiais e liberar medicamentos de forma controlada, por exemplo.

Para se ter uma ideia das possibilidades, um material híbrido desenvolvido recentemente, mesclando cristal líquido com polímeros, gerou um laser de borracha que emite luz quando esticado. Hidrogéis com poderes de cristal líquido também poderão ser úteis para os materiais que se autoconsertam.

Bibliografia:

Artigo: A hydrogel-forming liquid crystalline elastomer exhibiting soft shape memory
Autores: Amir H. Torbati, Patrick T. Mather
Revista: Journal of Polymer Science Part B: Polymer Physics
Vol.: 54, Issue 1 - Pages 38-52
DOI: 10.1002/polb.23892
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biotecnologia
  • Telas e Monitores
  • Saúde e Reabilitação
  • Polímeros

Mais tópicos