Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Gotas percorrem labirinto sozinhas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/09/2014


Movimento autônomo

Gotas de álcool parecem ter ganhado vida - ou, pelo menos, comportam-se como se soubessem o que estão fazendo.

Jitka Cejkova e seus colegas da Dinamarca e da Eslováquia construíram um sistema físico-químico no qual pequenas "esferas de líquido" - ou gotas - movem-se de forma autônoma.

O movimento é preciso o suficiente para que a gota percorra um labirinto até atingir seu alvo, fundindo-se então com ele.

"O sistema propriamente dito é muito simples, mas ele apresenta um comportamento muito sofisticado," disse o professor Martin Hanczyc, cuja equipe já havia criado gotas de óleo com motor químico e combustível líquido.

Por enquanto as esferas líquidas movem-se apenas em água, mas a equipe pretende desenvolver o conceito para levar medicamentos para partes específicas do corpo e outras aplicações.

"Por exemplo, a gota pode funcionar como um lubrificante, atingindo uma área que precisa de lubrificação. Ou a gota pode funcionar como carregadora para compostos químicos que podem encontrar seu alvo e liberar seu conteúdo, como aromatizantes, medicamentos etc," disse Hanczyc.

Embora simulem um comportamento autônomo, percorrendo criteriosamente o labirinto, as gotas são movidas por um gradiente salino, uma diferença na concentração de sal ao longo do trajeto.

A mesma gota pode migrar para posições diferentes mediante a adição sequencial de sal. Além disso, ela pode distinguir entre as fontes de sal de concentrações diferentes.

O processo também pode ser controlado por temperatura.

Bibliografia:

Artigo: Dynamics of chemotactic droplets in salt concentration gradients.
Autores: Jitka Cejkova, Matej Novak, Frantisek Stepanek, Martin Hanczyc
Revista: Langmuir
Vol.: Article ASAP
DOI: 10.1021/la502624f
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biomecatrônica
  • Indústria Química
  • Biochips
  • Biotecnologia

Mais tópicos