Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Google está construindo base de conhecimento universal

Com informações da New Scientist - 22/08/2014

Google está construindo base de conhecimento universal
Uma das primeiras aplicações das máquinas sencientes serão automóveis capazes de conversar entre si e com a infraestrutura viária.
[Imagem: Projeto Cortex]

Silo do Conhecimento

O Google está construindo o maior repositório de conhecimento na história da humanidade - e está fazendo isso sem qualquer ajuda humana.

O rei das buscas está construindo automaticamente seu Knowledge Vault (Silo do Conhecimento, em tradução livre), um enorme banco de dados que promete fornecer um acesso sem precedentes aos fatos da história humana.

O Silo do Conhecimento captura autonomamente da web fatos sobre o mundo, sobre as pessoas e os objetos, mesclando-os e reunindo-os em uma única base de dados.

Esse conhecimento acumulado já está se tornando a base de sistemas que permitem que robôs e celulares inteligentes entendam o que as pessoas lhes perguntam em linguagem natural. No futuro, a promessa é que o Google passe a responder perguntas como um oráculo, em vez do motor de buscas textual de hoje.

Base de Conhecimento

O Silo do Conhecimento é uma típica "base de conhecimento" - um sistema que armazena informações para que máquinas e pessoas podem lê-las. Enquanto uma base de dados costuma ser boa para lidar com números, uma base de conhecimento lida com fatos.

Além do Google, Microsoft, Facebook, Amazon e IBM estão construindo suas próprias bases de conhecimento. E projetos que tentam desenhar a Internet do Futuro também trabalham com a ideia de converter a web de uma coleção de arquivos em um gigantesco banco de dados.

A versão do Google está sendo gerada por um algoritmo que captura automaticamente informações de toda a web, utilizando aprendizagem de máquina para transformar os dados brutos em peças utilizáveis de conhecimento.

Google está construindo base de conhecimento universal
O projeto RoboEarth está criando uma Wikipédia dos robôs.
[Imagem: RoboEarth.org/TU Eindhoven/Angeline Swinkels]

O Silo do Conhecimento já capturou 1,6 bilhão de fatos até o momento. Destes, 271 milhões foram classificados como "fatos confiáveis", o que significa que há uma chance acima de 90% de que sejam verdadeiros - o algoritmo faz esse tipo de avaliação realizando uma referência cruzada entre os conhecimentos que captura.

Aumentando a realidade

O potencial de um sistema de computador que contenha o conjunto do conhecimento humano é enorme. Uma das primeiras aplicações serão os assistentes pessoais virtuais, que pretendem ir muito além do que o Siri e o Google Now são capazes.

Além de melhorar nossas interações com os computadores, grandes "lojas de conhecimento" poderão incrementar o campo da realidade aumentada.

Quando as máquinas tiverem a capacidade de reconhecer objetos, o Silo do Conhecimento poderá ser a base de um sistema que forneça informações sobre pontos turísticos, edifícios e empresas no mundo real para qualquer pessoa munida de um dispositivo portátil - ou dos óculos do Google.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inteligência Artificial
  • Software e Programação
  • Robôs Assistentes
  • Biomecatrônica

Mais tópicos