Nanotecnologia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/03/2017

Corrida de nanocarros

Vai começar o campeonato mundial de "Fórmula Nano".

Os competidores são nanocarros, ou carros moleculares, veículos cujas peças são moléculas e até átomos individuais - todos os carros inscritos foram fabricados com poucas centenas de átomos.

A primeira corrida acontecerá nos dias 28 e 29 de Abril em Toulouse, na França, nos laboratórios do Centro de Fabricação de Materiais e Estudos Estruturais (CEMES).

Além da curiosidade da competição, o objetivo é fomentar as pesquisas que visam a fabricação, o controle e a observação das nanomáquinas - sejam carros ou não.

A corrida, que será transmitida ao vivo pelo canal "Nanocar Race", no Youtube, terá 36 horas de duração máxima.

[Imagem: Nanocar Race/CNRS/Divulgação]

Nesse período, os competidores deverão percorrer um trajeto de 100 nanômetros (nm). A reta de largada tem 20 nm, seguida de uma curva de 45°, outra reta longa de 30 nm, mais uma curva a 45° e um trecho final de 20 nm.

Na verdade, o desafio começa bem antes, com cada equipe devendo ser capaz de alinhar seu carro na pista, feita de ouro, embaixo de um microscópio de tunelamento.

[Imagem: Nanocar Race/CNRS/Divulgação]

Foram 10 inscritos, sendo seis selecionados por atender aos critérios de fabricação e propulsão. Mas só quatro participarão da corrida, já que essa é a capacidade máxima do microscópio - na verdade, este é o único microscópio no mundo que permite quatro experimentos simultâneos na mesma superfície.

Tecnologia atômica

Essa tecnologia atômica, da qual a corrida de nanocarros é um evento de demonstração pioneiro, é promissora em uma série de campos.

Por exemplo, múltiplas nanomáquinas poderão ser usadas para armazenar energia, dessalinizar água do mar, construir circuitos eletrônicos átomo por átomo, desconstruir lixo eletrônico e lixo industrial átomo por átomo e uma infinidade de outras possibilidades.