Plantão

Foguete com suprimentos para ISS explode no lançamento

Momento da explosão do foguete já no solo, destruindo a base de lançamento. [Imagem: NASA]

Foguete e base

O foguete Antares, da empresa Orbital Sciences Corporation, pegou fogo segundos após o lançamento, na noite desta terça-feira.

O foguete então caiu e explodiu, destruindo totalmente a plataforma de lançamento da empresa, na costa do estado da Virgínia.

O foguete levava o cargueiro Cygnus, com 2,2 toneladas de suprimentos e experimentos científicos para a Estação Espacial Internacional.

Desde a aposentadoria dos ônibus espaciais, a NASA vem investindo em empresas privadas para garantir o acesso dos seus astronautas ao espaço. A empresa Orbital já fez dois lançamentos bem-sucedidos, e sua concorrente SpaceX fez quatro.

Motores retificados

A primeira suspeita para o acidente está recaindo sobre os motores AJ-26 usados no foguete Antares.

Em vez de investir em motores novos, a Orbital comprou e recondicionou os antigos motores AJ-26 da Rússia. Esses motores haviam sido construídos na época da União Soviética para o programa lunar, que foi abandonado. Um deles já havia explodido em testes no solo no ano passado.

Mas explosões de foguetes não são exatamente uma novidade nos programas espaciais, e a concorrente SpaceX também já experimentou um revés semelhante. Mais recentemente, falhou o teste do seu primeiro foguete reutilizável.