Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/04/2011
A SpaceX (Space Exploration Technologies), fabricante das naves tripuladas Dragon, anunciou planos para construir o foguete mais potente do mundo.
A empresa já testou com sucesso seus modelos Falcon 1 e Falcon 9, este último a ser utilizado para levar cargas para a Estação Espacial Internacional, em um contrato com a NASA.
Falcão Forte
O novo foguete, chamado Falcon Heavy, será capaz de levar 53 toneladas até a órbita baixa da Terra - onde está a Estação Espacial -, mais do que qualquer outro foguete existente na atualidade.
Apenas o histórico Saturno 5, usado pela NASA para enviar astronautas à Lua, foi capaz de carregar mais peso para o espaço - 118 toneladas. O moderno Ariane 5 tem capacidade para 21 toneladas.
Uma carga de 53 toneladas representa mais do que o peso total de um Boeing 737-200, lotado com bagagens e 136 passageiros. Ou seja, o Falcon Heavy será capaz de levar ao espaço o equivalente a três vezes a carga útil desse avião.
O Falcon Heavy terá 69,2 metros de altura, 11,6 metros de largura total e pesará 1.400 toneladas quando pronto para o lançamento.
Lua e Marte
A SpaceX planeja usar o foguete para levar satélites artificiais até órbitas geoestacionárias, mas não descarta a possibilidade de planos futuros para enviar astronautas para a Lua ou outros destinos - o que exigiria múltiplos lançamentos do foguete para a montagem e preparação de uma nave completa no espaço.
O super foguete também atenderá às exigências da NASA para voos tripulados, o que inclui um sistema triplo de aviônica e margem de segurança estrutural 40% acima do peso a ser efetivamente transportado.
Mas o Congresso Norte-Americano parece querer mais: os congressistas estão propondo a criação do Super Heavy Lift Rocket Program, para a construção de um foguete super pesado, com uma capacidade de carga útil entre 70 e 130 toneladas, com vistas a uma missão a Marte.
Troca de combustível
O estágio principal do Falcon Heavy consistirá em três estágios principais do Falcon 9. Cada motor terá um escudo de proteção, que evitará que problemas em um deles se espalhe pelos demais e comprometa a segurança do foguete.
A maior novidade, contudo, é que o novo foguete será o primeiro a ter uma interligação de combustível entre os propulsores laterais e o propulsor central: o combustível restante nos propulsores laterais será transferido para o tanque central antes que os dois sejam ejetados.
Isto significa que, após a separação, o estágio central estará com seu tanque praticamente cheio. Segundo a empresa, o mecanismo dará ao Falcon Heavy uma potência equivalente à de um foguete de três estágios.
O mecanismo de interligação de combustível só será necessário para cargas acima de 50 toneladas, podendo ser desligado quando o foguete for usado para transportar cargas menores.
O primeiro teste com o novo foguete está previsto para acontecer no final de 2013 ou início de 2014.