Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Falha teste do primeiro foguete espacial reutilizável

Com informações da New Scientist - 02/10/2013

Falha teste do primeiro foguete espacial reutilizável
O mais interessante deste lançamento estava para acontecer depois que a carga útil do foguete foi posta a caminho de sua órbita.
[Imagem: SpaceX]

Dois eventos marcaram o nascente setor da exploração comercial privada nas últimas semanas.

No mesmo dia em que a nave privada Cygnus, lançada pela Orbital Sciences - era puxada do espaço para se conectar à Estação Espacial Internacional, a SpaceX lançava uma versão revolucionária do seu foguete Falcon 9.

A versão anterior do Falcon 9 já havia sido utilizada para lançar a cápsula Dragon, da própria SpaceX, que também se acoplou à Estação Espacial.

Desta vez ele impulsionou um satélite científico canadense, chamado Cassiope, e uma turma de CubeSats até a órbita baixa da Terra.

Mas o mais interessante deste lançamento estava para acontecer depois que a carga útil do foguete fosse posta a caminho de sua órbita.

O que iria acontecer seria o primeiro teste real de um foguete reutilizável.

Foguete reutilizável

Depois que o segundo estágio de um foguete - aquele que transporta os satélites - solta-se do primeiro estágio, esta primeira seção simplesmente se queima ao reentrar na atmosfera, perdendo-se para sempre.

Com o Falcon 9 foi diferente. Depois de se soltar do segundo estágio, que prosseguiu rumo ao espaço, o primeiro estágio disparou três de seus nove motores.

Isso freou sua queda supersônica, permitindo-lhe reentrar na atmosfera sem se queimar, prosseguindo em uma queda controlada em direção ao Oceano Pacífico.

Era necessário então reduzir ainda mais a velocidade, para que o foguete pudesse pousar suavemente no solo. Esse sistema foi testado em menor escala em agosto, com o foguete experimental Grasshopper, capaz de decolar e pousar de volta.

Infelizmente, o Falcon 9 entrou em parafuso, em um giro aerodinâmico incontrolável.

Isso fez com que o combustível se esparramasse pelas bordas do tanque, impedindo o funcionamento dos motores que fariam com que ele descesse suavemente.

O teste terminou com a destruição do foguete no impacto com a água.

Tornar os foguetes reutilizáveis é uma medida vista como uma verdadeira revolução no setor espacial, o que permitirá a redução drástica dos custos de lançamento, assim como a redução do lixo espacial.

Segundo a SpaceX, todos os dados coletados permitirão que o projeto seja refeito para evitar as falhas, e um novo teste será realizado o mais rapidamente possível.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Aviões
  • Motores

Mais tópicos