Com informações do MCTIC - 23/11/2016
Veículo Lançador de Microssatélites
A Agência Espacial Brasileira (AEB) está desenvolvendo um pequeno foguete adaptado para o lançamento de pequenos satélites: o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM).
"Hoje em dia, grande parte das missões envolve pequenos satélites. São verdadeiras constelações de pequenos satélites. Se um deles falhar, é só mandar outro de pequeno porte para substituir. Não precisa mandar um equipamento de seis toneladas", explicou o presidente da AEB, José Raimundo Coelho, referindo-se ao menor custo dessas missões.
O VLM será uma versão mais simples do VLS (Veículo Lançador de Satélites), para transportar cargas com massa de até 200 quilogramas - essencialmente mini, micro, nano e pico-satélites.
Segundo ele, o primeiro teste do VLM está planejado para o final de 2018. "Certamente, teremos uma grande fila de espera de interessados em enviar seus satélites no nosso lançador a partir do Centro de Lançamento de Alcântara", previu.
Programa Espacial Brasileiro
José Raimundo Coelho defendeu mais uma vez a importância do Programa Espacial Brasileiro, o desenvolvimento da indústria aeroespacial e o trabalho da AEB para atrair jovens para as carreiras ligadas ao setor.
"O Programa Espacial Brasileiro precisa, primeiro, convencer a população da necessidade de estabelecer uma indústria espacial forte e sustentável. Espero que possamos, daqui a alguns anos, ouvir que temos um grande programa espacial que se preocupa em atender ao que a população requer", afirmou.
Outro projeto importante a cargo da AEB é o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), definido por Coelho como questão de soberania nacional.