Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Foguete brasileiro a etanol é lançado com sucesso

Com informações da AEB - 02/09/2014

Foguete brasileiro a etanol é lançado com sucesso
O voo do foguete VS-30 V13 durou 3’34" e o veículo caiu no mar, dentro da área prevista.
[Imagem: CLA]

Foguete a álcool

O primeiro foguete brasileiro com propulsão líquida foi lançado com sucesso no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

O VS-30 V13 é o primeiro foguete nacional com motor a propelente líquido - um motor que utiliza etanol e oxigênio líquido.

O sistema foi desenvolvido pela empresa Orbital Engenharia em parceria com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

O objetivo é a utilização do combustível líquido no lançamento de satélites, que suporta massas maiores e maior altitude. Até então, os lançamentos no Brasil eram feitos apenas com propulsores sólidos.

Anteriormente previsto para sexta-feira passada, o lançamento teve que ser adiado por problemas no carregamento do oxigênio líquido no foguete, o que levou à opção pelo lançamento noturno, quando as temperaturas mais amenas facilitaram a operação.

O lançamento foi realizado na noite de ontem, e o voo do foguete durou três minutos e 34 segundos, tempo em que alcançou a área de segurança prevista para a queda.

Foguete brasileiro a etanol é lançado com sucesso
O motor a propelente líquido utiliza etanol e oxigênio.
[Imagem: Orbital Engenharia]

Coleta de dados

Durante o trajeto foram feitas coletas de dados para estudos de um GPS de aplicação espacial desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e de um dispositivo de segurança para veículos espaciais, concebido no IAE.

A operação serviu também para o treinamento das equipes na operação e lançamento de motores a propelente líquido, visando à aplicação no desenvolvimento de futuros veículos suborbitais e lançadores de satélites.

O bom desempenho do motor possibilitará a retomada de lançamento dos foguetes brasileiros, por parte da Agência Espacial Alemã, a partir da Europa. Os alemães participaram da operação com trabalho de coleta de dados em voo, por meio de uma estação móvel de telemetria.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Motores
  • Satélites Artificiais
  • Exploração Espacial

Mais tópicos