Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Ferramenta gratuita para programação de celulares em português

Com informações da Unicamp - 26/04/2016


MIT App Inventor

O professor Eduardo Valle, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), completou a tradução para o português da ferramenta de criação de aplicativos para celulares MIT App Inventor.

Por meio do programa, disponibilizado gratuitamente pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), pessoas sem experiência em programação podem criar aplicativos para celulares da plataforma Android.

A interface gráfica do ambiente de desenvolvimento permite ao usuário usar o mouse para arrastar e soltar os componentes do aplicativo, comandos e funções. Os componentes são posicionados diretamente na tela de celular, e os comandos e funções são formados por uma linguagem visual que lembra peças de um quebra-cabeça. A linguagem facilita a vida dos iniciantes: por exemplo, é impossível encadear os comandos de forma inválida, porque as pecinhas não se "encaixam".

"A facilidade da linguagem de programação visual trouxe essa potencialidade, de abrir a criação de aplicativos para um público não especialista, um público leigo", disse Valle. "Você tem, essencialmente, uma paleta de componentes, que podem ser uma caixa de texto, um botão, uma barra de rolagem... O primeiro passo é o desenho gráfico da tela, como eu quero que ela se organize. Você pega os elementos desejados - por exemplo, uma caixa de senha e um botão - e arrasta para a tela do celular. Em seguida vem a programação, dizendo, por exemplo, que quando o usuário clicar no botão, eu quero validar a senha", exemplificou.

A versão traduzida já está online, no site oficial do MIT, no endereço http://appinventor.mit.edu/explore/.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Software e Programação
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos