Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Evento convida população para debater futuro da internet

Com informações do MCTI - 15/04/2014


Ativistas, gestores públicos, sociedade e comunicadores de diversos países discutirão os rumos da internet no Brasil e no mundo na ArenaNETmundial - Participa.br, em São Paulo.

Nos dias 22, 23, e 24 deste mês, o espaço estará aberto no Centro Cultural São Paulo, em paralelo ao Encontro Multissetorial Global sobre o Futuro da Governança da Internet (NETmundial).

O objetivo é criar um ambiente que facilite e estimule a participação social sobre temas como governança da internet, direitos humanos, democracia na era digital, neutralidade da rede e o Marco Civil da Internet.

"A internet é um tema que vem sendo amplamente discutido no Brasil e no mundo", destaca o chefe da assessoria da Secretaria Geral da Presidência da República (SG-PR), Diogo de Sant'Ana. Ele avalia que o encontro multissetorial deixará um legado importante para essa discussão.

"Com a ArenaNETmundial, nós queremos ampliar para a participação social além do evento oficial, envolvendo os mais diversos atores da sociedade e do mundo e mostrar o protagonismo da sociedade brasileira na internet", afirma Diogo de Sant'Ana, chefe da assessoria da Secretaria Geral da Presidência da República, organizadora do evento.

Na programação da arena estão debates com participantes como o físico e cientista da computação britânico Tim Berners-Lee, que criou há 25 anos a rede mundial de computadores (World Wide Web - www); Manuel Castells, autor do livro Redes de Indignação e Esperança, que oferece uma análise dos movimentos sociais; o músico Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura e um dos pioneiros no debate sobre democracia 2.0; Demi Getschko, considerado um dos pais da internet no Brasil e o sociólogo Sérgio Amadeu, ativista da liberdade na rede.

Os debates serão pautados por oito temas: "Marco Civil da Internet e mobilização", "Uma nova democracia na sociedade em rede", "Novas formas de participação social em rede", "#WEB25 e uma carta magna global para a internet", "Direitos autorais na era da internet", "A internet e os direitos humanos", "Soberania digital e vigilância na era da internet" e "Governança da internet".

Todas as atividades serão transmitidas em tempo real pela internet, com cobertura colaborativa via redes sociais e espaço para participação de internautas, que poderão interagir com os debatedores e enviar perguntas e comentários.

O endereço virtual é www.participa.br/arena. Para quem preferir ir pessoalmente, a ArenaNETmundial estará na Rua Vergueiro, 100 - Paraíso, São Paulo (SP).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Transmissão de Dados
  • Software Livre
  • Sites de Pesquisa

Mais tópicos