Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Empresas brasileiras e alemãs fazem parceria para indústria 4.0

Com informações da Agência Brasil - 28/06/2018

Empresas brasileiras e alemãs fazem parceria para indústria 4.0
Na indústria 4.0, a internet está no centro da automação industrial.
[Imagem: Governo do Espírito Santo/Divulgação]

Indústria na internet

Empresários brasileiros querem ampliar o projeto-piloto de digitalização da indústria nacional com a ajuda da indústria e de instituições de pesquisa da Alemanha.

A proposta foi feita durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), realizado em Colônia, na Alemanha. O evento reuniu 500 empresários, entre eles 260 brasileiros.

O projeto é resultado da parceria de 13 grandes empresas, seis brasileiras e sete alemães, em busca do salto de produtividade previsto para as próximas décadas.

A chamada indústria 4.0, ou quarta revolução industrial, é um conceito que presume "fábricas inteligentes", com estruturas modulares, sistemas que monitoram os processos físicos, criando uma espécie de cópia virtual do mundo físico, e orientando decisões descentralizadas.

É a entrada das fábricas e dos processos produtivos na internet, com uma interligação total, dos clientes e fornecedores às máquinas usadas na produção.

Cursos técnicos e superiores

A cooperação entre os setores privados do Brasil e da Alemanha busca também aumentar as tecnologias digitais em pequenas e médias empresas e a criação de métodos de treinamento para a indústria 4.0.

Uma das propostas é desenvolver cursos técnicos e superiores para formar profissionais preparados para lidar com as necessidades da transformação digital, assim como a demanda das empresas internacionalizadas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Investimentos
  • Processos Industriais
  • Robôs Industriais

Mais tópicos