Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Elástico com grafeno monitora saúde de bebês prematuros

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/08/2014

Elástico com grafeno monitora saúde de bebês prematuros

[Imagem: Conor S. Boland et al. - 10.1021/nn503454h]

Sensor flexível e barato

O promissor grafeno não consegue transformar chumbo em ouro, mas pode transformar um simples elástico em um sensor capaz de monitorar a saúde em tempo real.

Já existem no mercado sensores eletromecânicos capazes de detectar o movimento corporal para medir a respiração ou a frequência cardíaca de um paciente, alertando os médicos para quaisquer irregularidades.

Mas eles não têm sido mais amplamente utilizados devido à complexidade de sua fabricação e ao seu consequente elevado custo.

Conor Boland e seus colegas das universidades de Surrey e Trinity College, no Reino Unido, construíram então um sensor de movimento de baixo custo mesclando grafeno a um elástico comum.

Segundo eles, o sensor flexível é sensível o suficiente para uso médico, além de poder ser fabricado a um custo muito baixo.

"Até agora, não existe nenhum sensor que atenda a todas as necessidades e que possa ser fabricado facilmente. Parece um conceito simples, mas nossos elásticos infundidos de grafeno podem realmente ajudar a revolucionar o monitoramento remoto da saúde," disse professor Alan Dalton, membro da equipe.

Elástico com grafeno monitora saúde de bebês prematuros

[Imagem: Conor S. Boland et al. - 10.1021/nn503454h]

Bebês prematuros

Sendo capaz de medir respiração, pulso e movimento das juntas, o sensor pode ser a solução para monitorar pacientes vulneráveis, como bebês prematuros, que não suportam a colocação de sensores grandes e pesados.

"Esses sensores são extraordinariamente baratos em comparação com as tecnologias existentes. Cada dispositivo custaria centavos em vez de reais, o que os torna ideais para uso em países em desenvolvimento, onde não há pessoal médico treinado suficiente para controlar e tratar os pacientes de forma rápida," acrescentou o professor Jonathan Coleman.

Bibliografia:

Artigo: Sensitive, High-Strain, High-Rate Bodily Motion Sensors Based on Graphene-Rubber Composites
Autores: Conor S. Boland, Umar Khan, Claudia Backes, Arlene O’Neill, Joe McCauley, Shane Duane, Ravi Shanker, Yang Liu, Izabela Jurewicz, Alan B. Dalton, Jonathan N. Coleman
Revista: ACS Nano
Vol.: Articles ASAP
DOI: 10.1021/nn503454h
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Sensores
  • Biomecatrônica
  • Grafeno

Mais tópicos