Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/11/2019
Basta um robô para trocar uma lâmpada
A demonstração do drone-robô fabricado por engenheiros chineses pode parecer simples e trivial, mas a realidade é bem outra.
Xiangdong Meng e seus colegas conseguiram fazer com que um drone manipule mecanismos estáticos de forma autônoma.
O robô voador foi projetado para que toda a força de contato dele próprio com mecanismos externos ou superfícies possa ser controlada com precisão sem sensores de força.
E controlar a força de um robô voador, totalmente sujeito às forças externas, não é tarefa trivial.
A solução encontrada por Meng foi fazer o robô voador operar com um sistema de controle de circuito fechado que faz com que ele se comporte como um sistema de molas comum.
O coeficiente elástico da "mola" pode ser facilmente alterado ajustando os parâmetros de controle do voo automatizado. "Isso significa que podemos usar o robô como um sistema de molas, para que o processo de contato [com as superfícies ou objetos] seja seguro o suficiente," disse Meng.
Robô para manutenção de edifícios
O primeiro teste de demonstração incluiu trocar uma lâmpada e ligar e desligar interruptores.
Em outro experimento, o robô se moveu suavemente ao longo de uma parede de vidro, exercendo pressão fixa. O robô então usou uma caneta presa ao seu manipulador para escrever "SIA" (sigla de Shenyang Institute of Automation) na parede de vidro.
Mas os objetivos de longo prazo são muito mais ambiciosos, a começar por substituir os operários trabalhando em gôndolas para trabalhos de inspeção e manutenção em edifícios.