Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Descoberto sistema com cinco sóis

Com informações da BBC - 14/07/2015


Cinco sóis

Astrônomos anunciaram a descoberta de um sistema solar com nada menos do que cinco sóis, na constelação de Ursa Maior.

Distante 250 mil anos-luz da Terra, o grupo de estrelas é inédito por conta de sua configuração: duas estrelas binárias e uma simples, um agrupamento jamais encontrado antes.

A descoberta foi possível graças ao uso de um sistema robotizado de telescópios operando continuamente nos dois hemisférios terrestres - um nas Ilhas Canárias, próximo à Espanha, e outro em Sutherland, na África do Sul.

Estrelas binárias

Os pares de estrelas binárias seguem uma órbita em torno do mesmo centro de gravidade, mas estão separados por uma distância de mais de 21 bilhões de quilômetros - mais de três vezes a distância de Plutão ao Sol.

Uma das estrelas duplas é o que a astronomia conhece como "binária de contato" - elas estão próximas o suficiente para se tocarem ou mesmo se fundirem, e compartilham da mesma exosfera (atmosfera externa).

O outro par está separado por 3 milhões de quilômetros e conta com uma espécie de "sol-satélite".

Vida e ficção

Segundo Marcus Lohr, um dos descobridores do sistema, o sistema quíntuplo pode conter planetas ou mesmo abrigar vida.

"Trata-se de um sistema verdadeiramente exótico. Em princípio, não há razão para que ele não contenha planetas. Habitantes teriam um céu capaz de botar os produtores de Guerra nas Estrelas no chinelo," brincou Lohr. "Eles poderiam ter nada menos que cinco sóis de diferentes brilhos ao mesmo tempo no céu".

Lohr disse ainda que, apesar da configuração inédita do sistema em Ursa Maior, um outro grupo de cinco estrelas já havia sido descoberto pelo telescópio espacial Kepler.

Descobertas anteriores já haviam revelado um planeta com quatro sóis e um sistema de três sóis com três planetas na zona habitável.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial
  • Telescópios

Mais tópicos