Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Dedo Virtual permite navegar em microambientes 3D

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/08/2014

Dedo Virtual permite navegar em microambientes 3D

[Imagem: Allen Institute for Brain Science]

Manipulando 3D via telas 2D

Seus criadores o chamam Dedo Virtual.

Trata-se de uma nova técnica para gerar digitalmente imagens tridimensionais e, mais importante, navegar nessas imagens de forma rápida e intuitiva.

A nova tecnologia permite movimentar-se através de imagens digitais de pequenas estruturas, como neurônios e sinapses, utilizando a superfície plana das telas sensíveis ao toque.

"Quando você move o cursor ao longo da tela plana do seu computador, o nosso software reconhece se você está apontando para um objeto que está perto, longe, ou em algum ponto intermediário, e permite que você o analise em profundidade sem ter que peneirar por várias imagens bidimensionais para alcançá-lo," explica Hanchuan Peng, membro da equipe.

A maioria dos softwares de análise funciona dividindo uma imagem 3D em uma série de fatias, cada uma das quais pode ser vista como uma imagem plana na tela do computador.

"Nós desenvolvemos o Dedo Virtual para gerar curvas 3D, pontos e regiões de interesse no espaço 3D de uma imagem volumétrica com uma única operação do dedo, um clique do mouse ou um zoom a partir da projeção plana 2D de uma imagem como ela é visualizada em um computador," afirma a equipe do Instituto Allen de Ciências do Cérebro, nos Estados Unidos.

Isto permite alcançar digitalmente objetos tão pequenos quanto células individuais, acessando as informações de forma muito mais rápida, já que o processo exige menos processamento.

O grupo demonstrou a usabilidade da tecnologia aplicando-a na realização de microcirurgias experimentais nas quais eles "operam" células individuais. A demonstração incluiu ainda o estudo do desenvolvimento do pulmão, e a criação de um mapa com todas as conexões neurais do cérebro de uma mosca.

Bibliografia:

Artigo: Virtual finger boosts three-dimensional imaging and microsurgery as well as terabyte volume image visualization and analysis
Autores: Hanchuan Peng, Jianyong Tang, Hang Xiao, Alessandro Bria, Jianlong Zhou, Victoria Butler, Zhi Zhou, Paloma T. Gonzalez-Bellido, Seung W. Oh, Jichao Chen, Ananya Mitra, Richard W. Tsien, Hongkui Zeng, Giorgio A. Ascoli, Giulio Iannello, Michael Hawrylycz, Eugene Myers, Fuhui Long
Revista: Nature Communications
Vol.: 5, Article number: 4342
DOI: 10.1038/ncomms5342
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Imagens 3-D
  • Saúde e Reabilitação
  • Realidade Virtual
  • Microscópios

Mais tópicos