Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Decalques eletrônicos: Sensores para a pele, pneus e tudo o mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/02/2017

Decalques eletrônicos: Sensores para a pele, pneus e tudo o mais
A fabricação dos decalques eletrônicos é compatível com os processos industriais - e o resultado é muito robusto.
[Imagem: Galo A. Torres Sevilla et al. - 10.1002/admt.201600175]

Sensores de colar

O conceito das tatuagens eletrônicas - aparelhos eletrônicos planos e flexíveis, para serem colados sobre a pele - ficou mais versátil e deu um passo importante rumo ao mercado.

A equipe do professor Muhammad Hussain, da Universidade Rei Abdula, na Arábia Saudita, desenvolveu uma técnica para fabricar esses eletrônicos de colar em qualquer formato imaginável - por isso eles os chamam de "decalques eletrônicos".

"Nós estamos tentando integrar todos os componentes do dispositivo - sensores, eletrônica de gerenciamento de dados, bateria e antena - em um sistema completamente ajustado," disse ele.

A equipe encapsulou os chips e as pastilhas de silício em uma película de polímero com uma camada adesiva no verso. Como todos os componentes são impressos, o circuito final pode ter qualquer formato, de acordo com a aplicação, sendo simplesmente colado no local de uso, seja no corpo humano, seja no pneu de um carro.

Isso permite fabricar os circuitos no tradicional processo industrial rolo a rolo.

Adesivos eletrônicos

A equipe usou uma impressão a jato de tinta - a tinta é composta por moléculas condutoras - para traçar os circuitos em diferentes superfícies, como polímeros, papel e até tecidos. Os decalques impressos são então destacados e colados.

"Você pode colocar um decalque de sensor de pressão em um pneu para monitorá-lo durante a rodagem e, em seguida, destacá-lo e colá-lo em seu colchão para registrar seus padrões de sono,", disse Galo Torres Sevilla, responsável pelos primeiros testes de usabilidade dos decalques eletrônicos.

O professor Hussain gostou e afirma que a robustez e a facilidade de fabricação em larga escala dos decalques eletrônicos pode viabilizar toda uma família de sensores inovadores.

"Acredito que a eletrônica precisa ser democratizada - simples de aprender e fácil de implementar. Os adesivos eletrônicos são um passo certo nessa direção," disse ele.

Bibliografia:

Artigo: Decal Electronics: Printable Packaged with 3D Printing High-Performance Flexible CMOS Electronic Systems
Autores: Galo A. Torres Sevilla, Marlon D. Cordero, Joanna M. Nassar, Amir N. Hanna, Arwa T. Kutbee, Arpys Arevalo, Muhammad M. Hussain
Revista: Advanced Materials
DOI: 10.1002/admt.201600175
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Eletrônica Orgânica
  • Impressão 3D
  • Realidade Virtual

Mais tópicos