Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Curativo com microprocessador cuida do horário dos remédios

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/10/2017

Curativo com microprocessador cuida do horário dos remédios
Cada fibra pode ser carregada com um medicamento diferente .
[Imagem: Pooria Mostafalu et al. - 10.1002/adfm.201702399]

Curativo inteligente

Um curativo dotado de um microprocessador e controlado remotamente é a nova esperança para melhorar os tratamentos de ferimentos, evitando infecções e reduzindo o tempo de cicatrização.

A inovação é resultado da junção de duas tecnologias que vêm mostrando rápido desenvolvimento: as roupas eletrônicas - e suas fibras capazes de conduzir eletricidade - e o desenvolvimento de terapias que usam a eletricidade para otimizar o processo de cura.

A bandagem consiste de fibras eletricamente condutoras recobertas por um gel no qual são incorporados antibióticos, fatores de crescimento para regeneração dos tecidos, analgésicos e outras medicações que forem necessárias para cada caso em particular.

Cada fibra pode ser carregada individualmente com um fármaco específico necessário ao tratamento.

Curativo com processador

Um microcontrolador, um chip do tamanho de um selo postal, que pode ser acionado por um aplicativo no celular, controla a liberação de uma pequena corrente elétrica pela fibra que deve liberar seu medicamento a cada momento. A eletricidade aquece a fibra e seu hidrogel, que então libera sua carga de medicamento.

Isto permite não apenas dosar os medicamentos, como também liberar cada um segundo seu cronograma de aplicação.

Curativo com microprocessador cuida do horário dos remédios
Estrutura das fibras que compõem o curativo microprocessado - os medicamentos ficam no hidrogel.
[Imagem: Pooria Mostafalu et al. - 10.1002/adfm.201702399]

"Esta é a primeira bandagem que é capaz de liberar os medicamentos com doses controladas. Você pode liberar múltiplas drogas com diferentes perfis de aplicação. Esta é uma grande vantagem em relação a outros sistemas," disse o professor Ali Tamayol, da Universidade de Nebraska, nos EUA.

A equipe pretende fazer os primeiros testes de seu curativo inteligente em pacientes com feridas crônicas derivadas do diabetes, que tipicamente têm um longo processo de cicatrização. Antes disso, porém, será necessário seguir os protocolos de saúde, com testes em animais, antes dos ensaios clínicos em humanos.

Até lá, os pesquisadores esperam que o curativo já incorpore em suas fibras sensores capazes de medir glicose, pH e outros indicadores de saúde da pele. No futuro, a expectativa é que os dados desses sensores permitam que o curativo seja ainda mais inteligente, liberando os tratamentos de forma autônoma, dispensando o aplicativo no celular.

Bibliografia:

Artigo: A Textile Dressing for Temporal and Dosage Controlled Drug Delivery
Autores: Pooria Mostafalu, Gita Kiaee, Giorgio Giatsidis, Akbar Khalilpour, Mahboobeh Nabavinia, Mehmet R. Dokmeci, Sameer Sonkusale, Dennis P. Orgill, Ali Tamayol, Ali Khademhosseini
Revista: Advanced Functional Materials
DOI: 10.1002/adfm.201702399
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Biomecatrônica
  • Robôs
  • Compósitos

Mais tópicos