Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Controle eletrônico de estabilidade será obrigatório em todos os veículos

Com informações da Agência Brasil - 27/12/2015


Controle de estabilidade

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou a Resolução 567, que torna obrigatório o uso do sistema de controle de estabilidade em veículos nacionais e importados.

Os fabricantes terão de incluir o item nos novos modelos de carros lançados a partir de 2020, e em todos os modelos até 2022.

A tecnologia garante mais segurança aos condutores e passageiros.

O sistema de segurança é indicado pelas siglas ESC ou ESP, dependendo da montadora, e garante mais controle do veículo em situações de risco, como curvas em alta velocidade e pistas com baixa aderência, por exemplo, evitando que o carro saia da trajetória prevista.

O controle eletrônico de estabilidade detecta a perda de aderência dos pneus e aciona os freios ou reduz a rotação do motor de forma automática para evitar que o carro derrape e o motorista perca o controle da direção.

Lentos na tecnologia

Nos Estados Unidos e na União Europeia, o item já é obrigatório. Na Argentina, será item de série a partir de 2018.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os fabricantes pediram um período maior para implementar a mudança e realizar os testes em veículos de modelos antigos.

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva fez uma estimativa de aumento do custo dos carros com a tecnologia, a pedido do Denatran. De acordo com a Associação de Engenharia Automotiva, a inclusão do sistema de segurança vai custar entre R$ 1 mil a R$ 2 mil, dependendo do modelo.

A regra vale para carros para destinados ao transporte de passageiros que não tenham mais que oito assentos e para veículos projetados e construídos para o transporte de cargas de até 3,5 toneladas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Sensores

Mais tópicos