Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Lua tem camadas, descobre robô lunar chinês

Com informações da Science - 13/03/2015

Robô lunar chinês descobre que Lua tem camadas
As letras de "a" a "i" indicam as nove camadas identificadas pelo radar do robô Yutu.
[Imagem: Long Xiao et al. - 10.1126/science.1259866]

Camadas da Lua

Resultados preliminares da sonda espacial chinesa Chang'E-3 e seu jipe Yutu sugerem que a história geológica da Lua é mais complexa do que os cientistas pensavam.

Medições de um radar de penetração no solo, feitas pelo Yutu, revelaram ao menos nove camadas no subsolo no local de pouso da sonda, indicando que vários processos geológicos ocorreram lá.

Long Xiao e seus colegas, que publicaram seus resultados na revista Science, atribuem essas camadas a antigos fluxos de lava e intemperismo das rochas para formar o regolito - a poeira que agora recobre quase toda a Lua - ao longo dos últimos 3,3 bilhões de anos.

Eles também sugerem que o local onda a sonda chinesa pousou tem uma composição distinta dos locais de pouso anteriores na Lua.

Percurso em zigue-zague

A sonda espacial Chang'E-3 foi lançada em 2013 como parte da segunda fase do Programa de Exploração Lunar chinês. Em 14 de dezembro de 2013 ela fez o primeiro pouso suave na Lua desde a missão Luna 24, da União Soviética, em 1976, liberando o robô Yutu algumas horas mais tarde.

O robô, que é equipado com duas antenas de radar capaz de penetrar a crosta da Lua a uma profundidade de cerca de 400 metros, registrou medições constantes ao longo de 114 metros de um percurso em zigue-zague feito perto da borda de uma cratera.

Bibliografia:

Artigo: A young multilayered terrane of the northern Mare Imbrium revealed by Chang’E-3 mission
Autores: Long Xiao, Peimin Zhu, Guangyou Fang, Zhiyong Xiao, Yongliao Zou, Jiannan Zhao, Na Zhao, Yuefeng Yuan, Le Qiao, Xiaoping Zhang, Hao Zhang, Jiang Wang, Jun Huang, Qian Huang, Qi He, Bin Zhou, Yicai Ji, Qunying Zhang, Shaoxiang Shen, Yuxi Li, Yunze Gao
Revista: Science
Vol.: 347 Issue 6227 - 1226-1229
DOI: 10.1126/science.1259866
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Robôs Espaciais
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos