Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Brasil chega a 1 GW de potência instalada de energia solar fotovoltaica

Com informações da Agência Brasil - 09/01/2018


Fotovoltaica brasileira

O Brasil alcançou a marca histórica de 1 gigawatt (GW) de potência instalada em usinas de fonte solar fotovoltaica conectadas à matriz elétrica nacional.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), responsável pelo levantamento, a potência é suficiente para atender o consumo de 2 milhões de brasileiros.

O resultado coloca o Brasil entre os 30 países do mundo - de 195 - que possuem mais de 1 GW de capacidade instalada de energia solar.

"Na geração centralizada, contamos com a inauguração de grandes usinas solares fotovoltaicas contratadas pelo governo federal em leilões de energia elétrica realizados em 2014 e 2015. As usinas em funcionamento estão localizadas principalmente nos estados da Bahia, Piauí, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Pernambuco e representam uma potência total de 0,935 GW," contou o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia.

Na geração distribuída, também foi registrado crescimento no uso pela população, empresas e governos de sistemas fotovoltaicos em residências, comércios, indústrias, prédios públicos e na zona rural, em todas as regiões do país.

A potência total, nesse caso, é de 0,164 GW. "Somando estes dois segmentos do mercado, atingimos praticamente 1,1 GW operacionais no país desde o início de 2018," informou Rodrigo Sauaia.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Solar
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Geração de Energia
  • Energia Eólica

Mais tópicos