Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Avião Solar Impulse 2 completa volta ao mundo

Com informações da Agência Brasil e BBC - 26/07/2016

Avião Solar Impulse 2 completa volta ao mundo
Pelo caminho, o avião movido a energia solar bateu 19 recordes oficiais da aviação.
[Imagem: Solar Impulse]

19 recordes

O avião Solar Impulse 2 pousou em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, completando a sua longa viagem de volta ao mundo, iniciada há mais de um ano.

Movido somente por baterias que acumulam energia solar, o Solar Impulse iniciou a viagem de volta ao mundo em Abu Dhabi, no dia 9 de março de 2015. A previsão inicial era de que a volta ao mundo durasse cinco meses.

Durante seu trajeto, ele pousou em Omã (Muscat), Índia (Varanasi), Miamar (Mandalay), China (Chongqing e Nanjing), Japão (Nagoya) e várias cidades dos Estados Unidos. A última etapa da viagem foi feita entre Cairo e Abu Dhabi.

A aeronave foi pilotada pelo suíço Bertrand Piccard, autor do primeiro voo transatlântico em um aeroplano capaz de voar sem combustíveis fósseis, similar ao usado no atual projeto.

Na parte mais longa da viagem, entre Nagoya, no Japão, e o Havaí, ele quebrou o recorde mundial absoluto de mais longa duração de voo ininterrupto - foram quase 118 horas. Mas este foi apenas um dos 19 recordes oficiais de aviação estabelecidos durante a aventura.

Avião solar

O Solar Impulse pode atingir uma velocidade máxima de 140 km por hora, mas sua velocidade média foi metade disso. Sua envergadura é de 72 metros - maior do que um avião Boeing 747 - e seu peso é de apenas 2.300 kg - pouco mais do que um carro.

O avião é alimentado por energia solar recolhida por mais de 17.200 células solares que cobrem suas asas e fuselagem.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Aviões
  • Energia Solar
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos