Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Aditivo melhora propriedades das baterias de lítio metálico

Com informações do CINE - 30/08/2022

Aditivo melhora propriedades das baterias de lítio metálico
Um cristal líquido iônico foi usado como aditivo para o eletrólito, tornando o composto mais estável quimicamente.
[Imagem: CINE]

Bateria de lítio metálico

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um aditivo que deixa mais próximo da realidade um tipo emergente de bateria, a bateria de lítio metálico.

Em vez de um eletrodo de carbono (grafite), as baterias lítio-metal usam o próprio metal lítio como eletrodo, o que lhes dá uma capacidade teórica 10 vezes maior (3.860 mAh/g) do que o grafite (372 mAh/g).

O que a equipe brasileira descobriu é que a adição de um cristal líquido iônico ao solvente mais usado hoje como eletrólito nas pesquisas dessas baterias de lítio-metal torna o composto mais estável quimicamente, além de melhorar a sua condutividade iônica - é o trânsito dos íons que permite o uso e o recarregamento da bateria.

Com essas propriedades, o eletrólito aditivado se mostra promissor para compor baterias mais duráveis, mais seguras e de melhor desempenho.

Ainda em desenvolvimento, essa tecnologia, que inclui também as baterias de lítio-oxigênio (Li-O2), é capaz de superar amplamente a tecnologia de íons de lítio, a mais usada atualmente, quanto à quantidade de energia que consegue armazenar. Porém, ela vem esbarrando justamente na instabilidade do eletrólito, o que justificou a pesquisa em busca de aditivos que melhorem o composto.

A inovação foi feita por pesquisadores do CINE (Centro de Inovação em Novas Energias), uma colaboração entre Unicamp, USP, IPEN e Shell.

Aditivo para eletrólito

O eletrólito de uma bateria é o componente que faz o contato entre os dois eletrodos, mais comumente uma solução líquida formada por um solvente e sais. Sua função principal é fornecer ativamente o caminho para que os íons se desloquem entre os eletrodos transportando cargas elétricas, por isso os eletrólitos de baterias precisam ser bons condutores iônicos, além de quimicamente estáveis.

A baixa estabilidade química torna o eletrólito mais suscetível a formar compostos indesejados e às vezes tóxicos, que podem danificar outros componentes da bateria, vazar ou provocar seu aquecimento ou explosão. "Um exemplo de eletrólitos que formam componentes indesejados é quando observamos uma bateria com um certo tempo de uso e ela aparenta estar dilatada ou inchada," exemplificou o pesquisador Tuanan Lourenço.

A equipe brasileira de um solvente orgânico, o DMSO (dimetilsulfóxido), frequentemente usado em baterias de lítio-metal, aditivado com um cristal líquido iônico baseado no composto orgânico imidazol. Cristais líquidos iônicos são sais que se assemelham aos líquidos iônicos por se apresentarem em estado líquido a temperatura ambiente, mas diferem deles por exibirem fases sólidas cristalinas.

A adição do cristal líquido iônico na medida correta aumenta tanto a estabilidade química quanto a condutividade do eletrólito. "Em termos práticos, se temos maior estabilidade química e condutividade, temos um eletrólito com uma melhor performance e podemos talvez ter uma bateria com uma performance superior," resumiu Tuanan.

Bibliografia:

Artigo: Tuning aprotic solvent properties with long alkyl chain ionic liquid for lithium-based electrolytes
Autores: Tuanan C. Lourenço, Letícia M. S. Barros, Chayene G. Anchieta, Thayane C. M. Nepel, Júlia P. O. Júlio, Luis Gustavo Dias, Rubens Maciel Filho, Gustavo Doubek, Juarez L. F. Da Silva
Revista: Journal of Materials Chemistry A
DOI: 10.1039/D1TA10592B
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Metais e Ligas
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Biocombustíveis

Mais tópicos