Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Nave russa Progress cai minutos após lançamento

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/08/2011

Nave russa Progress cai minutos após lançamento
Este é o primeiro acidente com uma nave Progress na história da Estação Espacial. A foto mostra o lançamento do foguete, que foi transmitido ao vivo pela NASA TV.
[Imagem: NASA TV]

Destroços

A nave de carga russa Progress M12-M, que faria a missão Progress 44 à Estação Espacial Internacional, caiu hoje depois que o foguete que a levava apresentou problemas.

Este é o primeiro acidente com uma nave Progress na história da Estação Espacial.

O problema no foguete foi registrado pela Roscosmos - a agência espacial russa - 5 minutos e 20 segundos depois do lançamento, o que impediu que a Progress entrasse em órbita.

Os destroços da nave e restos do foguete caíram a cerca de 1.500 quilômetros da base de lançamento de Baikonur, que fica no Cazaquistão. Os fragmentos caíram em uma região não-povoada da República de Altai, até agora sem relato de vítimas.

O problema é outro

A missão Progress 44 estava levando 2,9 toneladas de alimentos, combustível e outros suprimentos para a tripulação de seis astronautas da Estação Espacial - são três russos, três norte-americanos e um japonês.

A NASA informou que não havia itens críticos a bordo, e que os astronautas não passarão por dificuldades. Em princípio, os astronautas têm alimentos, água e oxigênio para permanecerem vários meses na Estação sem re-suprimento.

Ironicamente, os itens mais preocupantes, que exigem uma reposição mais constante, são os "consumíveis de banheiro".

Contudo, há uma preocupação que o acidente possa retardar o próximo lançamento da nave tripulada Soyuz, agendado para 22 de Setembro.

A Soyuz é atualmente o único meio disponível para levar e trazer astronautas da Estação. O primeiro teste de uma nave privada capaz de levar e trazer astronautas ainda não está agendado.

Problemas nos foguetes

O foguete que apresentou defeito - aparentemente o terceiro estágio não se separou ou se desligou prematuramente - é um Soyuz-U. O foguete que leva as naves tripuladas é similar - o Soyuz-FG.

Na terça-feira, a Roscosmos havia anunciado a suspensão do lançamento dos foguetes de carga Proton, depois de um acidente que causou a destruição do satélite de comunicações Express-AM4.

Naquele caso, contudo, o foguete chegou a levar o satélite até o espaço, mas fora da órbita planejada.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Aviões
  • Motores

Mais tópicos