Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Novo medicamento contra o câncer é ativado por laser

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/05/2007

Novo medicamento contra o câncer é ativado por laser

Pesquisadores do Instituto do Câncer de Ontário, Canadá, comprovaram pela primeira vez que células cancerosas podem ser destruídas por um novo medicamento que é acionado pela luz de um raio laser. O processo é chamado de terapia fotodinâmica (PDT: "PhotoDynamic Therapy" ).

O novo medicamento é formado por nanopartículas fotossensíveis que são injetadas no organismo em uma formulação inicialmente inerte. Quando elas se alojam nas células tumorais, a luz de um laser torna-as ativas. Isso impede que o medicamento afete as células normais.

Quando o laser ativa o medicamento, ele produz uma forma reativa de oxigênio que destrói as células. A grande vantagem do novo tratamento é que a ativação é muito precisa, evitando danos a tecidos saudáveis.

"O processo realmente consiste no controle da capacidade da droga de produzir essa forma reativa de oxigênio," explica o Dr. Gang Zheng. "Pela primeira vez, utilizando modelos de ratos e células isoladas, nós demonstramos que é possível limitar o dano colateral às células vizinhas normais usando esta técnica."

Agora os pesquisadores vão efetuar testes em outras cobaias e aprimorar o projeto do medicamento. Os testes clínicos em pacientes deverão demorar ainda cerca de dois anos.

Bibliografia:

Artigo: Photodynamic molecular beacon as an activatable photosensitizer based on protease-controlled singlet oxygen quenching and activation
Autores: Gang Zheng, Juan Chen, Klara Stefflova, Mark Jarvi, Hui Li, Brian C. Wilson
Revista: Proceedings of the National Academy of Sciences
Data: May 14, 2007
Vol.: Vol. 104 - no. 21 - 8989-8994
DOI: 10.1073/pnas.0611142104
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Nanopartículas
  • Raios Laser

Mais tópicos