Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

EUA manifestam interesse em manter participação brasileira na ISS

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/01/2003


A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Donna Hrinak, confirmou hoje, em Brasília, após audiência com o ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, o interesse do governo norte-americano em manter a participação do Brasil na Estação Espacial Internacional (International Space Station - ISS).

Hrinak afirmou que, para manter a participação do Brasil no projeto, é possível negociar o teto de colaboração financeira estipulado em US$ 120 milhões.

"Queremos a participação do Brasil. Temos grandes interesses em manter a parceria", comentou. A redução, segundo ela, não afasta a participação do astronauta brasileiro, Marcos Pontes, em missões na ISS.

Durante o encontro com o ministro, a embaixadora reiterou o interesse em expandir a relação bilateral com o Brasil nas áreas de ciência e tecnologia.

"Temos possibilidades de colaborar cada vez mais em experimentos de grande escala, como projetos de defesa das florestas tropicais e de defesa da biosfera", afirmou.

O ministro Roberto Amaral reafirmou o interesse brasileiro em ampliar o intercâmbio com aquele país na área de ciência e tecnologia.

O ministro disse à embaixadora que a prioridade de sua gestão é voltar as ações da ciência e tecnologia para o bem estar da população brasileira.

Amaral propôs a criação de um comitê gestor Brasil-Estados Unidos para tratar de parcerias entre os dois países na área científica-tecnológica.



Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Foguetes

Mais tópicos