Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/06/2006
Laser de som
Você certamente já ouvir falar de raios laser. Mas talvez não se lembre de que LASER é uma sigla para "Light Amplification by the Stimulated Emission of Radiation", ou amplificação de luz pela emissão estimulada de radiação. Um raio laser é um feixe altamente controlado de luz.
Agora, cientistas criaram um UASER. Sai o L, de luz, e entrada o U, de ultrassom. O uaser é um instrumento que produz ondas ultrassônicas coerentes e de uma única freqüência. Ele poderá ser utilizado para estudar a dinâmica do laser e para detectar delicadas alterações, como mudanças de fase, nos modernos materiais artificiais.
"Nós demonstramos que a natureza essencial de um laser pode ser imitada pela mecânica clássica - não pela mecânica quântica - pelos sons, ao invés da luz," explica Richard Weaver, da Universidade de Illinois, Estados Unidos.
Transdutores
Para construir o uaser, Weaver e seus colegas Oleg Lobkis e Alexey Yamilov montaram vários osciladores piezoelétricos sobre um bloco de alumínio, que serve como um corpo acústico elástico. Quando uma fonte acústica externa é aplicada ao aparelho, os osciladores sincronizam-se com o tom desse som externo. É o mesmo que acontece com os vagalumes, que passam a piscar juntos se você os coloca em um ambiente fechado.
Quando a fonte externa é desligada, os minúsculos transdutores eletroacústicos - alto-falantes, em termos mais simples - ficam travados entre si, devido ao acesso compartilhado ao mesmo sistema acústico.
"Projetando cuidadosamente os transdutores, nós podemos garantir as fases corretas e produzir a emissão estimulada. Como resultado, a potência de saída está na proporção do quadrado do número de osciladores," explica Weaver.
O uaser lembra mais um "laser aleatório" do que um laser convencional e altamente direcional. "Em princípio, entretanto, não há razão porque nós não possamos conseguir projetar um uaser para gerar um feixe estreito e altamente direcional," diz o cientista.