Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Scooter movido por célula a combustível

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/01/2004

Scooter movido por célula a combustível

Especialistas afirmam que os carros alimentados por células de combustível somente estarão disponíveis por volta de 2.020; as fábricas afirmam já poder mostrá-los por volta de 2.010. Mas isso é um problema para os carros. Os "scooters", pequenas motonetas de baixa cilindrada, estão dando a volta por cima e deverão estar sendo vendidas até 2.006.

A empresa norte-americana Vectrix, que já fabrica motonetas elétricas, uniu-se à também norte-americana Parker Hannifin para construir o primeiro protótipo de motocicleta movida a célula de combustível.

A moto é movida por um motor elétrico, alimentado por baterias. Uma célula de combustível alimentada por metanol é utilizada para recarregar continuamente a bateria. Um sistema adicional, chamado de frenagem regenerativa, utiliza a energia gerada pelos freios, que normalmente é transformada em calor, para gerar eletricidade e prover carga adicional para as baterias.

O resultado é um sistema de alimentação auto-recarregável que evita que a pequena motoneta tenha que sofrer longas paradas para recarregar, como os veículos elétricos atuais.

Impressionam também os números de desempenho da moto, divulgados pela empresa. Capaz de atingir até 100 km/hora, ela faz de 0 a 50 km/hora em apenas 3,6 segundos, o que é comparável às motocicletas movidas a gasolina. Caso a bateria fique totalmente descarregada, a célula de combustível sozinha é capaz de produzir energia suficiente para que a moto se movimente a até 30 km/hora.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Células a Combustível
  • Veículos
  • Veículos Híbridos e Elétricos

Mais tópicos