Destaques e Imagens

Podemos construir uma Internet Galáctica - mas levaria 300.000 anos

Ela serviria para trocar informações com todas as civilizações inteligentes que presumivelmente existem na Via Láctea.  [ Veja mais ] .

Sondas Voyager completam 40 anos rumando às estrelas

Apesar de sua grande distância, elas continuam a se comunicar diariamente com a NASA, ainda examinando a nossa fronteira final.  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Chip híbrido leva a tecnologia para um novo patamar

A nova plataforma integrada, híbrida de eletrônica e fotônica, comprovou ser uma alternativa mais avançada aos circuitos integrados convencionais.  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Nave para viagem interestelar vai ao espaço pela primeira vez

Um foguete lançado pela Índia colocou em órbita seis desses satélites em miniatura, batizados de Sprites.  [ Veja mais ] .

Inventado um novo tipo de transístor: o Transístor de Coulomb

Se não dá mais para miniaturizar os transistores e manter a Lei de Moore em vigência, que tal inventar um novo tipo de transístor?  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Laboratórios científicos entram na onda do hardware livre

Um brasileiro está por trás de um esforço de ciência aberta e hardware livre conhecido como "laboratório aberto", ou open labware.  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Motores diesel já poluem menos que motores a gasolina

Os carros a gasolina emitiram em média 10 vezes mais material particulado de carbono do que os carros a diesel.  [ Veja mais ] .

Lei da Física que imperava a 100 anos é revogada

O número de aplicações potenciais da descoberta tende ao infinito, com as telecomunicações e colheita e armazenamento de energia representando apenas alguns exemplos mais imediatos.  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Quais serão os últimos sobreviventes da Terra?

Ao discutir cataclismas cósmicos, é comum se falar sobre a extinção da vida humana no planeta. Mas o homem não será o último a sucumbir.  [ Veja mais ] .

Nova Tabela Periódica, com mais quatro elementos, é oficializada no Brasil

Os novos elementos receberam os nomes de Nihonium (Nh), Moscovium (Mc), Tennessine (Ts) e Oganesson (Og)  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Nós vivemos dentro de um gigantesco vazio cósmico?

Cosmologicamente falando, a Via Láctea e sua vizinhança parecem estar em uma região remota, afastada e distante dos grandes centros cósmicos.  [ Veja mais ] .

Corrijam os livros-texto: Forças de Van Der Waals atraem e repelem

Isso muda tudo para uma série de campos, da dessalinização da água do mar ao funcionamento dos medicamentos.  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Os sete planetas mais extremos já descobertos

Na caça aos planetas fora do nosso Sistema Solar, já descobrimos vários mundos com características extremas.  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Primeiro celular sem bateria tira energia do ambiente

Ainda não é um smartphone, mas este protótipo consegue fazer ligações por celular e via Skype sem depender de baterias.  [ Veja mais ] .

Como experimento de atrito em escala atômica pode ir parar na Fórmula 1

Brasileiros isolaram um elemento essencial do atrito, permitindo melhorar material dos motores dos carros de corrida.  [ Veja mais ] .